domingo, 28 de abril de 2013

Projeto Cores e Formas

Justificativa:


 
         O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Com base nisso, este projeto têm por finalidade levar a criança a conhecer as cores presentes no ambiente que a cerca, levando-a a desenvolver a percepção visual. 
 
           De acordo com a terapeuta ocupacional Vilma Colmenero, do Hospital Guilherme Álvaro, de Santos/SP: 
“Não basta encher a casa de figuras coloridas e não estimular a criança. É fundamental que os pais associem a cor ao objeto. Uma dica é convidar a criança a comer uma deliciosa maçã de cor vermelha. A criança se sentirá estimulada por ser uma fruta de coloração vibrante”.
As cores facilitam no processo de assimilação dos ensinamentos por parte dos pais, entretanto, é preciso que eles estejam preparados para utilizar essa importante ferramenta de aprendizado.
 
Iavelberg (2003) confirma que:  A Arte promove o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários a diversas áreas de estudo, entretanto, não é isso que justifica a sua inserção no currículo escolar, mas seu valor intrínseco como construção humana, como patrimônio comum a ser apropriado por todos. (IAVELBERG, 2003, p.43).
Através da arte a criança expressa seus sentimentos, medos e frustrações. Dessa maneira a criança apropria de diversas linguagens adquirindo uma sensibilidade e capacidade de lidar com formas, cores, imagens, gestos, fala e sons e outras expressões.
 
Segundo Vygotsky (1984) [...] na instituição chamada escola ensinar e aprender e fruto de um trabalho coletivo. Aprendizes e mestre celebram o conhecimento a cada dia, quando ensinam e quando aprendem, cabe ao professor mediador organizar estratégia que permitam a manifestação das concepções prévias dos alunos. (VYGOTSKY, 1984, p.18) 
Nessa perspectiva o professor é o mediador entre a criança e o objeto de conhecimento, é ele quem propicia situações que despertam a curiosidade e o interesse da criança garantindo assim um ambiente prazeroso de experiências educativas e sociais. 
Espera-se que, com este projeto que os alunos possam reconhecer e nomear as cores básicas e possam identifica-las no ambiente.
 
 
Objetivo Geral:
  • Conhecer cores e formas presentes no ambiente, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico.
Objetivos Específicos:
  • Identificar e nomear cores e formas;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Reproduzir cores e formas;
  • Construir desenhos a partir de cores e formas;
  • Socializar-se com os colegas;
Atividades:
    Educação Artística:

  • Construir um cartaz com o desenho de um arco íris usando tinta guache nas cores aprendidas.
  • Levar, as crianças a observar as cores de tinta que temos e perguntar como fazer para ter mais cores, usando apenas as que temos;
  • Deixar a criança misturar as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
         Hora do Conto:
  • Ler o poema "Borboletas", de Vinícius de Moraes usando borboletas em E.V.A. nas cores sugeridas.
         Matemática:
  • Brincadeira com palitos de sorvete coloridos, montar as formas para construir outros desenhos.
  • Classificar os palitos coloridos nas cores aprendidas: azul com azul, vermelho com vermelho, etc.
         Vídeo:
  • Apresentar aos alunos o vídeo da música: Aquarela de Toquinho. Os mesmos deverão ilustrar o vídeo ouvindo a música.
        Ciências:
  •  Realizar experiência com guache nas cores primárias com água em garrafinhas transparentes para que as crianças observem o resultado.
        Atividades Complementares:
  • Pedir aos alunos que venham vestidos da cor trabalhada no dia;
  • Pedir que tragam um brinquedo da cor trabalhada no dia;
  • Fazer uma bolinha na mão das crianças com a cor trabalhada no dia;
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         Educação Musical:
  • "Arco Íris" da Xuxa
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