- Identificar as profissões;
- Relacionar profissões e seus devidos profissionais;
- Valorizar os diferentes tipos de profissões;
Atividades:
Imitando as profissões
• Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.
• Comentar sobre cada personagem das canções, apresentando o nome da profissão. Fazer um levantamento doconhecimentoprévio dos alunos, perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Listar os nomes das profissões no quadro.
• Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.
• Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.
VAMOS CANTAR? Dê Asas aos gestos!!!
Passa, passa gavião, Todo mundo é bom!A costureira faz assim, A costureira faz assim,Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião, Todo mundo é bom!
O motorista faz assim, O motorista faz assim,Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião, Todo mundo é bom!A professora faz assim, A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(Continue cantando:médico, piloto, dentista, etc.)
Livro das profissões
• Elaborar com os alunos o Livro das Profissões para que possam registrar por meio de desenhos ou palavras, as profissões de seus pais, aquelas de que mais gostam e as demais, com seus objetos e ferramentas principais. Se for preciso, o professor pode atuar como escriba dos alunos.
• Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a professora deve escrever na lousa/quadro o nome da profissão, em letra de imprensa maiúscula.
(O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda.)
Sugestões - Quem é?
Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; faz comida; ensina crianças, etc.Créditos: Gente Miúda
Nenhum comentário:
Postar um comentário