sexta-feira, 12 de abril de 2013

Projeto Socialização para Educação Infantil


JUSTIFICATIVA:
O projeto tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na escola. Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.
Caberá a nós educadores, estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente escolar contribuirá para o seu desenvolvimento global, estará, certamente favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar.
 ÁREAS: 
 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
 Objetivos: 
  • Ouvir , reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas , poesias e etc.)
  • Conhecer e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.
  • Conversar, comentar e relatar situações partilhadas pelo grupo no futuro.
  • Criar, registrar  e ler signos gráficos ou não produzidos individualmente e com o grupo.
  • Criar, oralmente, textos diversos.

 Atividades: 
  • Roda de conversa para a apresentação da professora.
  • Dinâmica de socialização: Em roda, Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.
    Com uma bola os alunos deverão passar a bola um para o outro o aluno que estivar com a bola deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato, por exemplo, ou tenho um cachorro) e o que mais gosta de fazer.
  • Entrega dos crachás de identificação. Falar com as crianças sobre a importância de se usar o crachá nos primeiros dias de aula.

  1. MATEMÁTICA;
 Objetivos: 
ü  Comparar objetos, identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
ü  Descobrir e descrever as propriedades físicas (atributos) de objetos, pessoas e substâncias
    Atividades: 
  • Em roda cada aluno irá ao centro da rodinha e a turma oralmente descreverá alguma característica física do colega.
  • Comparar objetos da sala de Aula, identificando semelhanças e diferenças.
  • A professora pegará um objeto e solicitará que cada criança pegue ou encoste-se a um objeto com a mesma cor, daquele em destaque com a professora.
  • Pedir que os alunos observem os colegas e dar as mãos para algum que possua alguma característica igual.
  1.  NATUREZA E SOCIEDADE; 
Objetivos: 
  • Explorar o corpo em diferentes posições do espaço.
  • Assegurar a sua identidade no ambiente físico e social da instituição escolar.
  • Participar da organização social da turma.
  • Criar e respeitar regras de convivência em interação com o grupo.
  • Interagir no grupo, com base no respeito mútuo e na cooperação

Atividades: 
  • “Seu Mestre Mandou”, sugerindo posições para fazerem: ficarem sentados, ficarem em pé, de joelhos, deitados, engatinhar pela sala (sem derrubar o mobiliário.).
  • Levar a turma a passear pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e tirarem dúvidas.
  • Apresentar e organizar os cantinhos, arrumando o espaço físico, procurando enfatizar a importância da constante organização para que possamos aproveitar ao máximo todas as oportunidades.
  • Roda de conversa sobre o que os alunos esperam da escola e de como será no ano letivo fazendo registro no blocão.
  • Conversar sobre os hábitos e atitudes que os alunos deverão ter durante o ano fazendo o registro no blocão.
  • Apresentar as regras da sala de aula. Explicar o que cada uma significa e fixar na parede para que possam sempre ser lembradas.
  • Apresentação da rotina da sala. Explicar o que cada uma significa e fixa na parede.

 MOVIMENTO; 
Objetivos: 
  • Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.
  • Estimular para que os alunos tenham uma boa aceitação pela escola, professora e colegas da turma. 
Atividades: 
  •  PÁRA A BOLA: em circulo, as crianças ficarão sentadas e ao som da música a bola será passada, quando a música parar, quem estiver com a bola na mão deverá pagar uma prenda. 
  • CORRIDA DOS ANIMAIS: marcar com giz de quadro linhas de saída e de chegada. Dado um sinal, as crianças deverão atravessar a caminho delimitado, da forma como o animal se locomove. 
  • ARRANJE UM PAR: de mãos dadas, formar pares com exceção de um participante que fique sozinho. Correr aos pares, e a um sinal combinado, largar às mãos e procurar outro par. A criança que está sozinha deverá aproveitar e arrumar outro par. 
  • SIGA O CHEFE: formar duas fileiras, onde as crianças dançarão e andarão em fileira. O primeiro criará um movimento e ao som combinado, quem está em primeiro lugar passa a ser o último lugar e este cria um novo movimento que, todos deverão imitar. 
  • DANÇA DA CADEIRA:  Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira. 
  • CORRE COTIA: As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma.. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça(o) bonita(o) do meu coração
Criança: Posso jogar?
Roda: Pode!
Criança: Ninguém vai olhar?
Roda: Não!
Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada. Quando esta perceber, começa o pega-pega entre as duas. Quem está com o lenço é o pegador. O lugar vazio da roda é o pique.. Quem perder, fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.

  1. ARTES; 
Objetivos: 
  • Produzir , coletivamente, projetos artríticos relacionados a uma tema gerador. 
Atividades: 
  • Atividades de artes utilizando os materiais escolares.

  1. MÚSICAS; 
Objetivos: 
  • Ouvir cantar e dançar musicas diversas.

Atividades: 
  • Cantar com as crianças músicas infantis, permitindo a socialização e desinibição.

2 comentários: