JUSTIFICATIVA:
O projeto tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na escola. Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.
ÁREAS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
Objetivos:
- Ouvir , reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas , poesias e etc.)
- Conhecer e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.
- Conversar, comentar e relatar situações partilhadas pelo grupo no futuro.
- Criar, registrar e ler signos gráficos ou não produzidos individualmente e com o grupo.
- Criar, oralmente, textos diversos.
Atividades:
- Roda de conversa para a apresentação da professora.
- Dinâmica de socialização: Em roda, Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.
Com uma bola os alunos deverão passar a bola um para o outro o aluno que estivar com a bola deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato, por exemplo, ou tenho um cachorro) e o que mais gosta de fazer. - Entrega dos crachás de identificação. Falar com as crianças sobre a importância de se usar o crachá nos primeiros dias de aula.
- MATEMÁTICA;
Objetivos:
ü Comparar objetos, identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
ü Descobrir e descrever as propriedades físicas (atributos) de objetos, pessoas e substâncias
Atividades:
- Em roda cada aluno irá ao centro da rodinha e a turma oralmente descreverá alguma característica física do colega.
- Comparar objetos da sala de Aula, identificando semelhanças e diferenças.
- A professora pegará um objeto e solicitará que cada criança pegue ou encoste-se a um objeto com a mesma cor, daquele em destaque com a professora.
- Pedir que os alunos observem os colegas e dar as mãos para algum que possua alguma característica igual.
- NATUREZA E SOCIEDADE;
Objetivos:
- Explorar o corpo em diferentes posições do espaço.
- Assegurar a sua identidade no ambiente físico e social da instituição escolar.
- Participar da organização social da turma.
- Criar e respeitar regras de convivência em interação com o grupo.
- Interagir no grupo, com base no respeito mútuo e na cooperação
Atividades:
- “Seu Mestre Mandou”, sugerindo posições para fazerem: ficarem sentados, ficarem em pé, de joelhos, deitados, engatinhar pela sala (sem derrubar o mobiliário.).
- Levar a turma a passear pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e tirarem dúvidas.
- Apresentar e organizar os cantinhos, arrumando o espaço físico, procurando enfatizar a importância da constante organização para que possamos aproveitar ao máximo todas as oportunidades.
- Roda de conversa sobre o que os alunos esperam da escola e de como será no ano letivo fazendo registro no blocão.
- Conversar sobre os hábitos e atitudes que os alunos deverão ter durante o ano fazendo o registro no blocão.
- Apresentar as regras da sala de aula. Explicar o que cada uma significa e fixar na parede para que possam sempre ser lembradas.
- Apresentação da rotina da sala. Explicar o que cada uma significa e fixa na parede.
MOVIMENTO;
Objetivos:
- Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.
- Estimular para que os alunos tenham uma boa aceitação pela escola, professora e colegas da turma.
Atividades:
- PÁRA A BOLA: em circulo, as crianças ficarão sentadas e ao som da música a bola será passada, quando a música parar, quem estiver com a bola na mão deverá pagar uma prenda.
- CORRIDA DOS ANIMAIS: marcar com giz de quadro linhas de saída e de chegada. Dado um sinal, as crianças deverão atravessar a caminho delimitado, da forma como o animal se locomove.
- ARRANJE UM PAR: de mãos dadas, formar pares com exceção de um participante que fique sozinho. Correr aos pares, e a um sinal combinado, largar às mãos e procurar outro par. A criança que está sozinha deverá aproveitar e arrumar outro par.
- SIGA O CHEFE: formar duas fileiras, onde as crianças dançarão e andarão em fileira. O primeiro criará um movimento e ao som combinado, quem está em primeiro lugar passa a ser o último lugar e este cria um novo movimento que, todos deverão imitar.
- DANÇA DA CADEIRA: Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.
- CORRE COTIA: As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma.. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça(o) bonita(o) do meu coração
Caiu no chão
Moça(o) bonita(o) do meu coração
Criança: Posso jogar?
Roda: Pode!
Criança: Ninguém vai olhar?
Roda: Não!
Roda: Pode!
Criança: Ninguém vai olhar?
Roda: Não!
Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada. Quando esta perceber, começa o pega-pega entre as duas. Quem está com o lenço é o pegador. O lugar vazio da roda é o pique.. Quem perder, fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.
- ARTES;
Objetivos:
- Produzir , coletivamente, projetos artríticos relacionados a uma tema gerador.
Atividades:
- Atividades de artes utilizando os materiais escolares.
- MÚSICAS;
Objetivos:
- Ouvir cantar e dançar musicas diversas.
Atividades:
- Cantar com as crianças músicas infantis, permitindo a socialização e desinibição.
Este projeto foi retirado do blog Cantinho do Saber
ResponderExcluirmuito bom obrigada
ResponderExcluir